segunda-feira, 14 de maio de 2012

Dia do Gari é comemorado na próxima quarta-feira


Os garis conservam a limpeza de logradouros públicos por meio de coleta de lixo, varrições, lavagens e aparo de gramas. O preconceito dos brasileiros pelas profissões que necessitam do trabalho braçal ainda é grande e com isso muitos se sentem desvalorizados e envergonhados ao exercer esse ofício. Seus Direitos é especial para aqueles que mesmo conservando as ruas, muitas vezes passam despercebidos pela população, mas que deixam nossas ruas limpas.

O exercício da ocupação de gari requer estudos até a quarta série do Ensino Fundamental. Não é necessário nenhum curso de especialização. Para ser um funcionário público, é necessário prestar concurso público. A seleção, geralmente, é feita por duas fases, a primeira é composta por uma prova de nível básico, e na segunda o candidato é submetido a uma avaliação física.

Poucos são os sujeitos que conseguem ter condições de estudar e cursar uma faculdade, por exemplo. É necessário que o profissional não seja visto como parte da paisagem das ruas. Assim como todos, a profissão de gari é assegurada pelo CLT.

O setor público ainda é o que mais emprega, pois as grandes cidades demandam de muita mão-de-obra para recolher o lixo, que não é mandado diretamente para os aterros e lixões e fica jogado nas ruas.
Os Garis estão sujeitos a altos riscos de acidentes de trabalho e a uma alta carga de trabalho que exige desses profissionais grandes esforços físicos e mentais, trazendo desse modo, danos a sua saúde e a um baixo rendimento no trabalho, conforme mostra a revisão bibliográfica exposta a seguir. O ritmo diário de trabalho desgastante, a falta de reconhecimento e falta de valorização expõem os trabalhadores a uma carga psíquica muito grande.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do ano de 2000, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), no Brasil são produzidas 228.413 toneladas de lixo por dia, e dos 5.507 municípios brasileiros, 5.475 possuem serviço de limpeza urbana, mas apenas 451 têm coleta seletiva e 352 tem sistema de reciclagem.

Um comentário:

  1. minha mae e gari ganha salario minimo mais 20 por cento de insalubridade
    itapevasp.

    ResponderExcluir